Santos e seus simbolismos estão retratados na obra de Érica Colen

17/10/2017

Santos e seus simbolismos estão retratados na obra de Érica Colen

A partir de 18 de outubro, a artista plástica Érica Colen estará oficialmente com uma de suas obras expostas à céu aberto, em frente ao Oceano Atlântico, no maior jardim de praia do mundo: o de Santos. Ela pintou uma das 10 esculturas em forma de mureta que estarão dispostas no município nos próximos dias, por meio do projeto Muretas da Cidade, idealizado pelo cenógrafo Mauriomar Cid.

O monumento foi instalado na manhã de hoje e já pode ser conferido pela população. Nele, as pessoas conhecerão um pouco do trabalho da artista, que costuma retratar Santos em todas as suas telas. Para isso, ela se utiliza de simbologias como os guarda-sóis da praia, as flores do jardim da orla, os peixes do mar e a própria mureta.

Uma das marcas de suas pinturas é a instintividade. Érica não utiliza modelos ou fotografias para pintar. A artista vê a tela em branco, pega seus pincéis, tintas e permite que o desenho flua. Seus trabalhos costumam ser finalizados com a caneta Posca, em gestuais que fazem a distinção das obras.

“Quando começo uma tela, nunca sei o que vai sair dali”, revela. O material, que ainda não é totalmente conhecido entre os santistas, já foi admirado em diversas partes do mundo. Érica costuma participar de muitas exposições internacionais. Suas telas já estiveram no Carrossel de Louvre, em Paris; Berlim, na Alemanha; além de Miami, Nova Iorque, e Dallas, nos Estados Unidos.

Ela, que apresentou Santos através de suas telas para diversas partes do mundo, trabalha com o inconsciente quando está pintando, mas sua técnica revela um trabalho maduro. Érica é formada em Artes Plásticas pela PUC de Campinas e teve suas primeiras exposições realizadas no início da década de 80. Durante um período pausou a vida profissional para se dedicar a criação dos filhos e há três anos voltou a pintar e expor para o mundo.

Seu desejo, segundo revela, é transmitir esperança para as pessoas que conhecem o seu trabalho. “Por meio de um olhar contemporâneo, minhas artes revelam uma visão animada, simples e colorida da viver a vida. São conceitos que valem uma reflexão sobre os verdadeiros valores da existência humana”.

Para ela, estar entre os artistas que customizaram as esculturas de muretas de Santos é uma grande honra. “A mureta já é retratada em minhas obras, mas poder usar técnicas que são a minha marca e deixar esse legado para a cidade é empolgante. A gratificação em participar desse projeto é sem fim”, revela.

A mureta de Érica está instalada ao lado da Concha Acústica, na Avenida Vicente de Carvalho, próximo ao número 65 - em frente à Rua Jorge Tibiriçá. Para customizá-la, a artista usou técnicas da arte plástica, do grafite e os gestuais da caneta Posca.

Os trabalhos de Érica podem ser conhecidos nas redes sociais da artista. No Instagram ela é encontrada pelo perfil www.instagram.com/ericacolen e no Facebook pelo endereço www.facebook.com/ArtesPlasticasEC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 99179.2775


Nossas Notícias